domingo, 17 de janeiro de 2010

Música Reggae – Veículo de Transformação Social

O projeto Música Reggae – Veículo de Transformação Social, composto por um seminário e um show musical, chega a sua 4ª edição nos dias 16 e 17 de janeiro de 2010, concebido e realizado pela Associação Cultural Nova Flor (ACNF), que é uma entidade sem fins lucrativos voltada para a difusão da cultura Rastafari. O evento conta com o apoio da Petrobrás, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, Pelourinho Cultural, IPAC, TVE, Educadora FM, CDCN e Sindicato dos Músicos Profissionais da Bahia, e a produção da empresa Putzgrillo!.

No sábado 16/01, às 14:30h, no CDCN (Conselho de Desenvolvimento da Cultura Negra – Rua do Passo, 42, Pelourinho), será realizado um seminário voltado à importância da música reggae e da cultura Rastafari, com duração de 4 horas, entrada franca e os seguintes palestrantes especializados na temática: Analtino Santos (Ras Kilungi), angolano, que vai falar sobre a música reggae e o movimento rasta em Angola; Sidney Rocha, que vai tratar sobre a simbologia da música reggae no movimento rastafari; DJ Branco, que vai falar sobre a importância da música reggae na formação da identidade; e Dina Lopes, que vai abordar sobre a presença feminina na música reggae. Além das palestras, acontecerá um recital de poemas, com os poetas Douglas de Almeida, Jeane Sanchez e Walter Cezar.

No domingo 17/01, às 17 horas, na Praça Tereza Batista – Pelourinho, vai acontecer o show musical Reggae a Paz, com as bandas Kebra Nagast e Red Meditation (atualmente radicada nos EUA), e os artistas Geraldo Cristal e Jonas Bento I (SP). O ingresso custa R$ 15,00 e está à venda nos Balcões PIDA!.

A 4ª edição do projeto Música Reggae – Veículo de Transformação Social faz parte do calendário de atividades da Associação Cultural Nova Flor (ACNF) e tem uma relevância fundamental nas discussões acerca da música Reggae e da cultura Rastafari no Estado da Bahia. O seu objetivo principal é proporcionar um debate plural que desmistifique os preconceitos existentes e enfatize o poder transformador que a música Reggae exerce no indivíduo e na sociedade, oferecendo subsídios para despertar no ser humano a capacidade de reflexão e conscientização acerca da vida, do amor, da justiça, da espiritualidade, preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário: